segunda-feira, 15 de junho de 2009

Salvação! Prevenir ou apagar incêndios?

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."
Hebreus 4:12

Certa vez, morávamos, meu irmão, um amigo chamado Rodrigo e eu em uma casa que alugávamos em Foz do Iguaçu. Aconteceu que os pais do Rodrigo enviaram pra ele alguns utensílios para a casa e entre eles estava um forno de micro-ondas. Nós três ficamos muito empolgados com aquele forno, pois em uma casa onde só moram jovens homens, as coisas que não podem faltar jamais são um forno micro-ondas e muito macarrão instantâneo.

Num final de semana me encontrei sozinho em casa, e perto da hora do almoço tive a brilhante idéia de cozinhar arroz no forno micro-ondas, e lá fui eu. Peguei uma panela, daquelas de inox tão cromada que dava para pentear o cabelo olhando para ela, coloquei o arroz, a água e o sal, tão pronto coloquei a panela no forno. Verifiquei a indicação de tempo e potência no painel do forno, apertei o botão verde de iniciar e virei as costas para fazer outras coisas. Quando me dei conta o forno novo do Rodrigo estava faiscando e saindo fumaça. Eu fiquei num desespero só, desliguei o forno de imediato, tirei da tomada rapidamente, e com aquele medo de ter queimado o aparelho, corri e peguei o manual de instruções. Quando o abri, vi o índice, e na segunda página estava escrito bem grande com letras garrafais: "NÃO UTILIZAR OBJETOS METÁLICOS CROMADOS EM SEU FORNO MICRO-ONDAS".

Que ótima hora pra eu tomar conhecimento daquela tão útil informação!

Sabe, este fato me fez analisar a minha vida antes de conhecer o evangelho bíblico. Precoce nas estradas da vida, com 16 anos, vivendo sozinho e viajando muito por ocasião de um trabalho que havia arrumado, eu estava tentando ter meu próprio jeito de administrar a vida. O fato foi que do meu próprio jeito, minha vida já estava faiscando, esfumaçando e quase queimando, quando num surto abandonei tudo e vim morar em Foz do Iguaçu, onde meu irmão e o Rodrigo me levaram a uma igreja e me apresentaram o evangelho de uma forma que eu jamais havia visto ou ouvido. Foi onde eu comecei a ler a Bíblia, que é o manual do homem.

Nós não fomos feitos pra levar a vida de nosso próprio jeito! Temos um manual, com toda a sabedoria de concelhos e ensino de como conduzir nossos dias, e sobre tudo, temos assistência próximo de casa, que são as igrejas locais, e melhor ainda, nosso Técnico atende pessoalmente 24 horas por dia, Ele é o Espírito Santo de Deus que nos faz entender as escrituras.

Meu conselho?

Não espere a sua vida começar a faiscar, não deixe ela pegar fogo, corra para seu manual de instruções, leia a Bíblia diariamente e peça ao Espírito Santo para te fazer entender o que está lendo, com certeza você terá uma experiência única, e se você deixar, sua vida vai mudar (começe pelo livro de 1João). Vá a uma igreja evangélica, dê esta chance a você mesmo.

Ah, o forno não chegou a queimar, (nem minha vida), sorte minha.

Pense nisso, e não só pense, tome uma atitude, aja!

Que Deus mostre sua bondade para contigo, e te conceda graça! (Nm 6.25)
Edu Dantas

3 comentários:

  1. Edu, show de bola o texto, a comparação e a chamada pra refletir
    E amem pelo seu irmão e pelo Rodrigo

    p.s: é "conselho"

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário "Sapão", hehe e já corrigi o concelho para conSelho
    valeu

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, excelente analogia. Posso te garantir que o "seu" manual é muito bom. Incrível coincidência, ele é também o meu manual. Um manual diferente, não há duvida, pois, além de ser vivo e eficaz, é também cortante... Amplexos. Em Cristo, o consumador da nossa fé.

    ResponderExcluir